7 Dicas e Macetes para o Autor (também) Divulgar o seu Livro

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  1. Quem é o seu público leitor? Aquele que precisa ler o seu livro e irá comprá-lo? Essas são as primeiras perguntas que deve se fazer antes de iniciar qualquer divulgação. O planejamento é uma etapa que não pode ser pulada. Por isso defina o seu público alvo e quais são os potenciais veículos midiáticos para as ações (um livro de culinária será bem recebido no programa Mais Você, um sobre Nutrição e Ginecologia, no Bem Estar, um sobre Educação e Gramática em revistas da área, como a Revista Língua Portuguesa ou a Educação).
  2. Escolha três pessoas, entre o seu círculo social e profissional, de preferência aqueles que dominam a arte de escrever – abusando da qualidade, criatividade e clareza, e peça para eles resenharem o seu livro. Depois encaminhe essas resenhas, junto com a capa do seu livro, para os canais de comunicações pertinentes, conforme mencionamos no item um.
  3. Não existem muitos sites de resenhas e sorteios na linha científica. Mas, se você, autor, identificar algum site, ou até página no facebook, que seja da sua linha de trabalho, faça contato e ofereça para fazer uma parceria disponibilizando dois ou três exemplares para serem sorteados exclusivamente para o público deles.
  4. mark digitalPara, sutilmente, despertar o interesse do seu público leitor, você precisará interagir com ele. Não se desespere! Você pode (e deve) utilizar as redes sociais para essa interação. Por exemplo, poste o convite e, posteriormente, as fotos do seu lançamento, a capa do livro, trechos da obra, os links de onde as resenhas foram publicadas, etc. Não se esqueça de criar um blog para publicar os seus artigos (no mínimo semanalmente), para que o seu público se familiarize e se identifique com a sua linha de trabalho e do texto.
  5. Algumas ações promocionais surtem um efeito bem positivo, fidelizando os leitores, como por exemplo: um bloco de anotações, uma caneta, uma caneca, um marcador de livro (em imã é bem legal), enfim, algo que o seu público leitor usaria no dia-a-dia, e que dê para personalizar com a identidade visual do seu livro.
  6. Uma forma de divulgação incrível é ministrando palestras, oferecendo cursos ou oficinas, participando de fóruns de discussão relacionados ao tema do seu livro. Lembre-se que a palestra ou curso não será sobre você, ou especificamente sobre o seu livro, nesse momento o livro aparece em segundo plano, mas ganhará visibilidade indiretamente. Se possível, não cobre por esse trabalho, ou só as despesas relacionadas a ele (transporte, hospedagem, e etc.), pois você está buscando novos leitores, divulgação e venda para seus livros. A remuneração virá com o tempo, como consequência de todas essas ações.
  7. assessoria-imagem-site-lc-330x220Acima destacamos o que você, autor, pode fazer sozinho para auxiliar na divulgação do seu livro. Mas se estiver com orçamento para investir em um trabalho de comunicação profissional, contrate uma Assessoria de Imprensa, de preferência uma que seja por indicação, e que ofereça os principais serviços: release do livro, sugestão do release nos principais canais midiáticos (da linha editorial da sua obra), produção de book trailer (aqueles vídeos, que você já viu no youtube, e que apresentam um novo livro, como se fosse um trailer de um filme) e marketing para as mídias digitais. O trabalho da Assessoria pode, e deve, andar de mãos dadas com o trabalho do autor, um dando suporte para o outro.

A Editora Appris deseja sucesso na divulgação da sua obra!

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